Jornal O Amapá

Educação

Ordem de Serviço para a reconstrução da Escola Municipal José Duarte de Azevedo é assinada

Jornal O Amapá | 07/08/2025

Ordem de Serviço para a reconstrução da Escola Municipal José Duarte de Azevedo é assinada
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investir em ambientes seguros e adequados para a aprendizagem é crucial para se alcançar avanços na educação. Dessa forma, a Prefeitura de Macapá tem priorizado a reconstrução das unidades de ensino do município. Neste contexto, na tarde desta quarta-feira (6), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou mais uma ordem de serviço, desta vez para a reconstrução da Escola Municipal José Duarte de Azevedo, na zona norte da cidade.

A escola, fundada em 1986, tem 39 anos e, pela primeira vez, será totalmente revitalizada. O projeto da obra prevê ambientes amplos, climatizados, modernos e seguros para os 634 alunos matriculados, os servidores da escola e a comunidade.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan | Foto: Jesiel Braga /PMM

“A obra vai melhorar por completo a infraestrutura da unidade, modernizando o espaço e tornando-o mais inclusivo e adequado às necessidades atuais de ensino e aprendizagem, o que já se tornou uma marca da gestão municipal”, destacou o prefeito, Dr. Furlan.

Serão reconstruídas 12 salas de aula, que também serão modernizadas e climatizadas. A obra inclui ainda uma nova biblioteca, dois banheiros com acessibilidade, cozinha, quadra esportiva coberta, criação de um jardim sensorial, revitalização da área verde, entre outros espaços.

“Hoje é um dia muito especial para esta comunidade, que espera ansiosamente pelo momento de ver a escola totalmente reconstruída. Com a assinatura desta Ordem de Serviço, registramos um marco histórico nesta instituição, e em breve estaremos de volta para a entrega da nova Escola Municipal José Duarte de Azevedo”, ressaltou Marcos Pantoja, Secretário Municipal de Educação.

Secretário municipal de educação, Marcos Pantoja | Foto: Jesiel Braga /PMM

Cleonilma Santos e sua neta Júlia Marya | Foto: Jesiel Braga /PMM

A manicure Cleonilma Santos, de 57 anos, moradora do bairro Pacoval há mais de 40 anos, estava com a neta Júlia Marya, de 7 anos. Ela relatou a alegria da menina ao saber que a escola seria reconstruída.

”Júlia está muito feliz! Disse que a escola vai ficar linda e cheia de brinquedos. Para nós, pais e avós, que aguardamos tanto tempo por essa reforma, é a realização de um sonho”, enfatizou.”

A obra contará com recursos do Tesouro Municipal, no valor de R$ 2.671.650,91 (dois milhões, seiscentos e setenta e um mil, seiscentos e cinquenta reais e noventa e um centavos), e será executada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob).

De acordo com o prefeito, Dr. Furlan, aproximadamente 60% das escolas localizadas em espaços próprios da Prefeitura de Macapá já foram revitalizadas, construídas ou reconstruídas.

Estavam presentes no evento secretários municipais, servidores e moradores do bairro Pacoval e adjacências. Também participaram do momento o vereador Alexandre Azevedo e o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Macapá, Raimundo Azevedo, ambos netos de José Duarte de Azevedo, que dá nome à escola.

Histórico da Escola

A EMEF José Duarte de Azevedo foi fundada em 1º de fevereiro de 1986, durante a gestão do então prefeito de Macapá, Raimundo de Azevedo Costa.

O nome da escola homenageia José Duarte de Azevedo, cidadão amapaense que muito contribuiu para a cultura e a economia local, atuando primeiro como agricultor e, posteriormente, como funcionário público municipal. No cenário político amapaense, é lembrado como pai do professor e político Raimundo Azevedo Costa, o primeiro prefeito eleito de Macapá e figura decisiva na consolidação democrática da capital.

José Duarte de Azevedo faleceu em outubro de 1986. A escola foi nomeada em sua homenagem ainda em vida, poucos meses antes de seu falecimento.