GEA alinha ações para o fortalecimento da cadeia sustentável do açaí em Itaubal

O Governo do Amapá realizou na quarta-feira, 6, um encontro com cerca de 80 produtores extrativistas de açaí do município de Itaubal. O momento teve como objetivo alinhar atividades de orientações para cultivo, produção e comercialização do fruto.
A reunião foi coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e apresentou a tendência de implantação e formulação de políticas públicas em parceria com empresa privada Bio+Açaí, além da Prefeitura de Itaubal para o fortalecimento do setor primário.
Com produtores de diversas regiões, o objetivo é fortalecer o extrativismo sustentável do açaí
Foto: Márcia do Carmo/GEA
Secretária da SDR, Beatriz Barros, falou sobre os incentivos do estado para a agricultura familiar, principalmente em relação à cadeia do açaí
Foto: Márcia do Carmo/GEA
“Nossa ideia é levar ao produtor a dinâmica do extrativismo com sustentabilidade e cooperativismo. Sabemos que o açaí apresenta um enorme comércio e isso de forma organizada é beneficial ao produtor, e nada melhor alinhar parceria com empresas que lidam com a produção in natura do produto”, destacou a secretária da SDR, Beatriz Barros.
Com demandas e incentivados, a produção de açaí também ocorre por programas e projetos que visam fortalecer a cadeia produtiva, especialmente para pequenos produtores e comunidades tradicionais.
Secretário de Agricultura de Itaubal, Rodinelson Palmerim
Foto: Márcia do Carmo/GEA
“Queremos firmar parcerias para beneficiar nossos produtores e com isso, também iremos fortalecer o cooperativismo. Esse encontro com a secretaria do estado junto representantes dessa grande empresa é fundamental para darmos confiança ao agricultor familiar e mostrar que sua produção tem mercado muito amplo”, declarou o secretário de agricultura de Itaubal, Rodinelson Palmerim.
O município de Itaubal apresenta uma grande produção de açaí nas áreas ribeirinhas
Foto: Márcia do Carmo/GEA
Com uma visão de fomentar as cadeias produtivas através da comercialização dos produtos da biodiversidade do Amapá e de outros biomas amazônicos, de forma responsável e sustentável a empresa Bio+Açaí, pretende agora organizar as atividades e começar adquirir o fruto do açaí proveniente das regiões ribeirinhas do município de Itaubal.
Engenheiro florestal da Bio+Açaí, Ailson Picanço, enfatizou a importância da conscientização cooperativista para os produtores familiares
Foto: Márcia do Carmo/GEA
“O que pretendemos é conscientizar que na agricultura familiar açaí pode ser a maior rentabilidade do produtor. Dentro da cadeia existe mercado e preços excelentes, através de serviços de cooperação. Nesse momento explanamos os caminhos para entrar no comércio e os benefícios para os cooperados. Podemos confirmar que aqui em Itaubal temos um bom açaí e com auxílio do município e do estado vamos conseguir atender os produtores”, disse o engenheiro florestal da Bio+Açaí, Ailson Picanço.
Nos últimos anos o açaí vem expandindo e ganhando aceitação no mercado nacional e internacional com o aumento do consumo da sua polpa e atualmente é considerado uma das frutas com maior destaque socioeconômico na Amazônia.