Arquibancada liberada: Veja as regras de segurança e o que levar para o desfile das escolas de samba
A espera acabou. Nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, a Avenida Ivaldo Veras se transforma no centro das atenções com o Carnaval 2026. Este ano, o Governo do Amapá consolidou uma medida histórica para democratizar a festa: o acesso gratuito às arquibancadas de concreto e de ferro, garantindo que mais de 5 mil pessoas por noite possam prestigiar o espetáculo sem custo de ingresso.
Para que a folia seja segura e organizada, o Estado montou uma operação com mais de 1,5 mil agentes de segurança e estabeleceu normas claras para o público que irá ocupar os setores livres.
O que levar (e o que é proibido)
A segurança é a prioridade da gestão. Para evitar incidentes, haverá revista rigorosa em todos os portões de acesso.

Com acesso gratuito para 5 mil pessoas e esquema especial de segurança, Governo do Amapá prepara Sambódromo para as duas noites de desfiles
Foto: Lidiane Lima/ Gea
A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, reforça que a gratuidade das arquibancadas é um passo fundamental para tornar o evento acessível a toda a comunidade.

Secretária de Turismo, Syntia Lamarão
Foto: Lidiane Lima/ Gea
“Garantir arquibancadas gratuitas é uma forma de democratizar o acesso ao Carnaval do Meio do Mundo. Queremos que todas as famílias, turistas e a população amapaense possam viver essa festa de perto, com conforto, segurança e inclusão. O carnaval é uma manifestação cultural do povo, e nada mais justo do que assegurar que ele seja realmente para todos”, destacou a secretária.
Rede de Proteção
O Estado também intensificou a proteção às mulheres com a tenda de acolhimento da Secretaria de Estado das Mulheres (SEPM), oferecendo suporte multidisciplinar contra casos de assédio e importunação sexual. O Juizado da Infância e Juventude também estará presente fiscalizando a entrada e permanência de menores.
Ordem dos Desfiles (Início às 21h):
Sexta-feira, 13
Sábado, 14
Serviço:
Os portões do Sambódromo abrem ao público antes do início oficial. Como não há retirada prévia de ingressos para as arquibancadas, o acesso é por ordem de chegada até atingir a capacidade máxima permitida.