Jornal O Amapá

Cultura

Segurança no Carnaval do Amapá

Jornal O Amapá | 13/02/2026

Segurança no Carnaval do Amapá
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Governo do Estado lançou, na manhã de ontem (12), a operação de segurança máxima para o Carnaval 2026. Um esquema especial foi montado para atuar nos dias de desfile das escolas de samba e dos blocos. A integração das forças de segurança visa preservar a vida dos foliões nas diversas festividades de carnaval que vão acontecer nesse período.

O esquema de segurança no período de Carnaval tem se tornado uma marca do Governo do Amapá, onde a população pode confiar no compromisso e na responsabilidade das decisões políticas em manter esses grandes eventos com segurança. Nesse sentido, o governo adquiriu a "Carreta da Segurança Pública", uma unidade móvel equipada com Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) para reforçar ações especiais de policiamento.

A integração das forças de segurança, a partir da utilização de tecnologia, torna possível agir de forma mais precisa e cirúrgica para prevenir ocorrências de crimes. No caso daqueles crimes que, eventualmente, estejam ocorrendo, o aparato tecnológico torna possível o deslocamento imediato dos agentes de segurança. 

O governador Clécio Luís disse que o grande aparato de segurança visa garantir que não seja um carnaval violento. “Mas de diversão, de empreendedorismo, que cumpra o seu papel no calendário cultural, mas com paz e preservação da vida e da saúde. Isso tem sido uma crescente nos carnavais, nos réveillons, nas quadras juninas, enfim, nos grandes eventos do estado inteiro”.

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp), Cézar Augusto Vieira, afirmou que o Sambódromo terá cercamento com câmeras posicionadas de forma estratégica; setorização com a utilização de drones e o dimensionamento das equipes, tanto ostensivas quanto veladas, para uma pronta resposta. “Àqueles que virão para brincar, divirtam-se com responsabilidade e com seriedade, sabendo que a segurança pública está trabalhando para que tudo saia na normalidade”.

A secretária de Estado de Comunicação (Secom), Ana Girlene, enfatizou o App Carnaval, desenvolvido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), Secom e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). “Caprichamos nos serviços, nas informações, na utilidade pública. Tudo que vai acontecer no Carnaval do Amapá será encontrado no aplicativo”.