Jornal O Amapá

Geral

Teste do pezinho é ofertado em três Unidades Básicas de Saúde de Macapá

Jornal O Amapá | 04/09/2025

Teste do pezinho é ofertado em três Unidades Básicas de Saúde de Macapá
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Prefeitura de Macapá, oferece o teste do pezinho em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. O exame é simples, rápido e gratuito que pode mudar a vida das crianças. Realizado nas primeiras 48h após o parto até o 7ª dia de vida, o teste identifica precocemente doenças e possibilita tratamento imediato, prevenindo complicações futuras.

Joice levou seu filho, o pequeno Dante | Foto: Sarah Lopes/PMM

Joice Dantas levou seu primeiro filho Dante, para realizar o teste do pezinho na UBS Macapaba e reforçou a importância da disponibilidade em uma unidade básica de saúde próximo a sua residência.

“Hoje o Dante fez o teste do pezinho em uma unidade perto da minha casa, com profissionais atenciosos e qualificados. Fico feliz em saber que outras mães também têm acesso a esse serviço aqui na UBS.” disse.

O teste do pezinho permite a detecção precoce de doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e fibrose cística, condições que se identificadas a tempo podem receber tratamento imediato e reduzir o risco de complicações ao longo da vida da criança.

Larissa Moraes, diretora do departamento de ciclos de vida, a ação reforça o compromisso da Prefeitura com a atenção integral à infância. “O teste do pezinho é uma porta de entrada para garantir o desenvolvimento saudável das nossas crianças. Com esse serviço, reforçamos a prevenção e asseguramos qualidade de vida desde os primeiros dias de vida”, destacou.

O teste do pezinho está disponível nas seguintes unidades:

* UBS Macapaba: segunda a quarta-feira, manhã e tarde e ⁠quinta-feira pela manhã

* UBS Cidade Nova: terça e quinta-feira, à tarde

* UBS Raimundo Hozanan: terça-feira, à tarde

Ao oferecer o exame em três pontos estratégicos da cidade, a Prefeitura de Macapá garante acesso facilitado, orientação qualificada e acompanhamento humanizado, reforçando que o cuidado com a saúde da criança começa desde o primeiro contato com a vida.