Recorde de inscritos no Encceja

O Governo do Amapá registrou recorde de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Este ano chegou a 1,3 mil participantes, a maior adesão já registrada no sistema prisional do Estado.
Uma das bases do trabalho do instituto é cada vez mais expandir essas ofertas assistenciais. A educação é um dos grandes pilares para a reintegração na sociedade. A equipe educacional do Iapen trabalha na conscientização dos apenados, oportunizando cada vez mais vagas no Encceja PPL para que possam fazer tanto o ensino médio quanto o ensino fundamental. Muitas vezes essas pessoas privadas de liberdade chegam até o Iapen para serem custodiadas sem essa oferta educacional.
“A ampliação das ofertas para esse tipo de evento de ação educacional resultou nesse recorde. Em relação a 2023 para 2025, nós tivemos um aumento de mais de 180% de inscritos, o que reflete também na rua”, afirmou o diretor em exercício do Iapen, Cézar Delmondes.
Texto e Foto: Jorge Cesar