Jornal O Amapá

Saúde

Novo HE: Governo do Estado avança na estruturação do terceiro pavimento do prédio principal, em Macapá

Jornal O Amapá | 07/05/2025

Novo HE: Governo do Estado avança na estruturação do terceiro pavimento do prédio principal, em Macapá
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maior obra de saúde pública do Amapá, a construção do novo Hospital de Emergência (HE), realizada pelo Governo do Estado, segue avançando em ritmo acelerado. As frentes de trabalho estão concluindo o segundo pavimento do prédio principal para, na sequência, iniciarem a montagem da estrutura metálica do terceiro pavimento, o que já vai resultar em aproximadamente 15 metros de altura de edificação.


No prédio principal os trabalhos se concentram nas instalações de vedação interna
Foto: Jhon Martins/GEA

Coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), as atividades ocorrem, simultaneamente, em diferentes espaços. Em paralelo às execuções no prédio, no núcleo rígido, após a concretagem dos pilares do sexto pavimento, as equipes já se preparam para o início da laje de cobertura e posterior avanço para a última etapa, o reservatório, finalizando um espaço essencial da ampla e complexa obra que é o novo HE, como destacou a responsável pela engenharia de planejamento, Luíza Maciel.


Equipes atuam na estrutura em ″steel frame″ para receber placas de gesso
Foto: Jhon Martins/GEA

“A nossa obra está em uma etapa de estrutura, e também com vedações e instalações mais refinadas que exigem, assim como todas as etapas, muita cautela, rigor técnico e cuidado. O complexo hospitalar começa a aparecer com a conclusão do núcleo rígido, onde estamos executando os últimos serviços da etapa de superestrutura”, declarou Luíza.

No prédio principal, as equipes atuam ainda nas instalações de vedação interna, que é o “steel frame”, um sistema estrutural que sustenta os fechamentos internos, da parede de “drywall”, que é de chapa de gesso, resistente à umidade. Foram iniciados também nesse espaço interno, os encaminhamentos que receberão as instalações elétricas, dados, gases medicinais e todas as outras infraestruturas, como de climatização, esgoto e combate a incêndio.


As atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura
Foto: Jhon Martins/GEA

Novo HE de Macapá

O novo hospital terá 212 leitos e seis salas no Centro Cirúrgico, Central de Diagnóstico por Imagem, laboratório, Centro de Tratamento de Queimados, serviço de diálise, auditório, apoio técnico, área administrativa e heliponto.

A obra conta com investimentos de R$ 129 milhões, articulados pelo presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. A área onde está sendo construído o maior hospital público da capital, fica atrás do prédio atual do Hospital de Emergência e foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por articulação do parlamentar.

Por Cristiane Nascimento