Jornal O Amapá

Desenvolvimento

NOVA ROTA AÉREA: Voo diário Macapá-Rio de Janeiro

Jornal O Amapá | 21/11/2025

NOVA ROTA AÉREA: Voo diário Macapá-Rio de Janeiro
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A assinatura do Governo do Estado ao ato declaratório para a GOL Linhas Aéreas, ocorrido na manhã desta quinta-feira (20) no Palácio do Setentrião, reduz a carga tributária do ICMS nas operações de abastecimento com querosene e gasolina de aviação. Essa redução foi de 18% para 3%, medida aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Segundo o governador Clécio Luís, se trata de uma política estadual de geração de emprego e renda, de política de desenvolvimento do Amapá. “Vamos fazer todas as medidas necessárias que possam desenvolver a economia do Estado. para que a gente possa atrair novas empresas. Estamos fazendo isso com muito sucesso. Não é à toa que o Amapá é o estado que mais gera emprego de carteira assinada no Brasil".

De acordo com a negociação, a partir de dezembro a empresa aérea vai garantir voo diário Macapá-Rio de Janeiro, com escala em Belém. A geração de emprego acontece ao ter pessoas empregadas para dirigir veículos que abastecem a aeronave e outras no balcão do aeroporto vendendo bilhetes. As agências de viagens, por sua vez, vendendo passagens e pacotes turísticos.

A negociação entre as partes se deu mediante proposta oferecida pelo Governo do Estado, que também já sentou à mesa para negociar com duas outras grandes empresas: Latam e Azul. A Latam foi a primeira a aceitar a proposta. Quanto a Azul, por sua vez, ainda não foi concluída as tratativas.

O impacto é enorme porque está sendo criada a chamada rota do petróleo. As empresas de petróleo estão situadas no Rio de Janeiro. A linha aérea Macapá-Rio vai aproximar cada vez mais esse fluxo de executivos e trabalhadores ao Amapá. Isso permite uma maior integração com o setor de óleo e gás que está estabelecido no Rio.

Hoje, para viajar ao Rio de Janeiro, muitas das vezes têm que ir para Brasília e pegar uma conexão para São Paulo. “Agora não. A pessoa vai sair de Macapá, fazer uma pausa em Belém e depois ir direto para o Rio de Janeiro. Isso vai reduzir o tempo de voo e integrar cada vez mais as nossas economias”, afirmou o vice-governador Teles Júnior.

De acordo com a companhia, o voo G3 1158 partirá do RIOgaleão às 8h30, fará escala em Belém e pousará em Macapá às 13h45, todos os dias da semana. O voo de retorno, G3 1159, decolará de Macapá às 15h10, fará a mesma escala na capital paraense e chegará ao Rio de Janeiro às 20h45.

Texto: Jorge Cesar / Foto: Kitt Nascimento