Jornal O Amapá

Saúde

Macapá intensifica ações contra o Aedes aegypti no Dia Nacional de Combate à Dengue e avança com o 4º LIRAa

Jornal O Amapá | 20/11/2025

Macapá intensifica ações contra o Aedes aegypti no Dia Nacional de Combate à Dengue e avança com o 4º LIRAa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Prefeitura de Macapá reforça o combate ao Aedes aegypti no Dia Nacional de Combate à Dengue, comemorado nesta quarta-feira (19). A data, instituída pela Lei nº 12.235/2010, mobiliza gestores e população para ações contínuas de prevenção.

Além disso, a cidade está executando o 4º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). As equipes da Vigilância em Saúde estiveram no bairro Cidade Nova para identificar depósitos positivos e orientar os moradores sobre medidas simples que evitam criadouros.

Durante as visitas, os agentes vistoriaram quintais, caixas d’água, plantas e materiais acumulados. Assim, as informações coletadas alimentam o sistema usado para analisar o risco de infestação em cada área.

Agentes em ação, realizando vistorias no bairro Cidade Nova, em Macapá | Foto: Beatriz Melo/PMM

O secretário municipal de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues, explica a importância do levantamento.
O LIRAa mostra onde o risco é maior. Com isso, direcionamos as ações de forma rápida e protegemos mais famílias. Além disso, no Dia Nacional de Combate à Dengue, reforçamos a importância da participação de todos.

Vigilância em Saúde em ação, por uma Macapá melhor | Fotos: Beatriz Melo/PMM

Os moradores também acompanharam as orientações. O Adriano Figueiredo, moradora do bairro Cidade Nova, afirma que a os moradores da cidade podem confiar nos agentes, para a vistoria.


Nós não temos nenhum problema em deixar o agentes de saúde entrarem em casa, porque faz parte do trabalho da Prefeitura. A população tem que se conscientizar sobre a água parada, sobre os riscos do mosquito da dengue. Nós temos que colaborar.


Adriano abriu as portas de sua residência para os agentes da Vigilância em Saúde | Foto: Beatriz Melo/PMM

Por fim, a prefeitura informa que os resultados do levantamento serão divulgados para que a população acompanhe os índices e fortaleça o combate ao mosquito.