Jornal O Amapá

Geral

Junho Verde: Governo do Amapá promove ações educativas na Área de Proteção Ambiental da Fazendinha

Jornal O Amapá | 20/06/2023

Junho Verde: Governo do Amapá promove ações educativas na Área de Proteção Ambiental da Fazendinha
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Governo do Amapá realizou nesta segunda-feira, 19, ações educativas para conscientizar a comunidade sobre os cuidados com a natureza na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha, em Macapá. Houve blitz educativa, limpeza, orientação sobre coleta e descarte de resíduos e distribuição de sacos de lixo. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e faz parte do Junho Verde, que, em 2023, traz o tema 'Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento'.

O principal objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância de práticas sustentáveis na preservação dos espaços naturais. Todo o lixo coletado será direcionado para o aterro controlado de Macapá. A blitz ambiental realizou abordagens aos motoristas e pedestres para distribuição de sacolas reutilizáveis e mudas de plantas, proporcionando oportunidades para que a população adote práticas de consumo no seu dia a dia.

O secretário adjunto da Sema, Patrick Cantuária, enfatizou que essas práticas proporcionam a interação entre a comunidade e os agentes públicos e reforçam o compromisso do Governo do Amapá em aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade. 

“Esses eventos que envolvem a comunidade amapaense são muito importantes por aproximar os usuários dos serviços que a secretaria presta à sociedade amapaense", pontuou Cantuária. 

O presidente da Associação de Moradores da Fazendinha, Nerivan Conceição, destacou a importância do desenvolvimento dessas ações para manutenção da qualidade de vida na área de proteção ambiental.

“Só quero agradecer a todos os envolvidos. Isso traz mais bem-estar para dentro da nossa comunidade e trabalha a percepção entre os moradores para que eles tenham a consciência de que o descarte inadequado do lixo traz várias e graves consequências”, relatou Nerivan.

A blitz ambiental contou com a parceria com da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam); Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzu); Bioparque da Amazônia; Marinha do Brasil; Associação de Guarda-Parques do Amapá; e Instituto Nacional de Preservação Ambiental (Inpa).

Por: Cristiane Nascimento / Foto: Ascom/Sema