Governo do Estado garante sistemas de irrigação para 20 produtores familiares da Colônia do Matapi, em Porto Grande

O Governo do Estado realizou mais uma a entrega de sistemas de irrigação para beneficiar 20 agricultores familiares da Colônia do Matapi, no município de Porto Grande. A ação visa fomentar a agricultura familiar e garantir aos produtores rurais uma segurança de produção, principalmente no período de estiagem. As atividades fazem parte do programa "Amapá mais Produtivo", coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
“Com a forte estiagem que vem afetando as produções nos últimos anos, definimos que sistemas de irrigação são fundamentais no apoio ao produtor rural e é isso que estamos acompanhando, já também garantindo assistência técnica e suporte para alavancar as atividades agrícolas na região”, destacou a secretária da SDR, Beatriz Barros.
O intuito com as atividades no campo é promover a diversificação da produção e garantir segurança alimentar no estado. Os kits de irrigação são compostos por bombas, tubos, conexões e demais equipamentos que permitirão aos produtores otimizar o cultivo do abacaxi, uma das principais culturas da região.
A região é a maior produtora de abacaxi e a irrigação vai auxiliar no enfrentamento da estiagem
Foto: Divulgação/SDR
“Já realizamos o plantio de diversas culturas e agora chegam os sistemas de irrigação, que certamente vão nos ajudar a manter uma grande produção, pois estamos enfrentando problemas na estiagem que deve iniciar nos próximos meses”, disse o produtor e presidente da Associação da Colônia do Matapi, Aldiclei Barbosa.
O trabalho garante em Porto Grande mais 20 hectares de área irrigada, pois, de acordo com o programa, cada região familiar garante a irrigação de um hectare por produtor.
Kits de irrigação são compostos por bombas, tubos, conexões e demais equipamentos para otimizar cultivo na localidade
Foto: Divulgação/SDR
Amapá mais Produtivo
O programa “Amapá mais Produtivo” beneficia 1.140 projetos da agricultura familiar. A iniciativa conta com investimento de R$ 32 milhões do Tesouro Estadual para fortalecer a produção agrícola, pecuária e extrativista vegetal.
O programa oferta ainda qualificação tecnológica para pequenos produtores, que pertencem a associações e cooperativas nos 16 municípios do estado, com objetivo de aumentar a eficiência das plantações com baixo impacto ambiental.
Por Weverton Façanha