Governo do Amapá intensifica limpeza do Canal do Beirol, em Macapá, para evitar alagamentos
Em uma ação conjunta voltada ao enfrentamento de alagamentos devido ao início da temporada de chuvas, o Governo do Estado atua na desobstrução de trechos do Canal do Beirol. Os trabalhos, iniciados na terça-feira, 17, seguem de forma contínua em diferentes pontos.
As atividades são conduzidas pela Secretaria de Estado do Transporte (Setrap), em parceria com a Defesa Civil, que realiza o monitoramento e, com base na previsão do tempo, identifica os pontos críticos da região. Dessa forma, os serviços são organizados e executados de maneira estratégica.

O trabalho conta com o apoio da Defesa Civil
Foto: Adriano Monteiro/GEA
“Nós estamos atuando junto a outros órgãos estaduais na retirada de mato, entulho e lixo. Já conseguimos remover uma grande quantidade de resíduos daqui. Todo esse trabalho contribui para o fluxo natural da água e ajuda a evitar alagamentos, o nosso principal objetivo”, declarou o secretário adjunto de Gestão Técnica da Setrap, Benedito de Souza.

A Secretaria de Estado do Transporte já removeu cerca de 50 toneladas de lixo
Foto: Divulgação/ Setrap
As equipes da Setrap contam com seis caçambas basculantes, uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira, formando a chamada patrulha mecanizada. O maquinário permite a remoção e o descarte do material, facilitando o escoamento da água de forma natural e livre.
Já foram retiradas aproximadamente 50 toneladas de lixo do local em dois dias. As frentes de trabalho seguem na área, com planejamento adaptado de acordo com a identificação, pela Defesa Civil, de novos pontos com risco de precipitação intensa.

Antes das intervenções, o local estava cheio de mato
Foto: Divulgação/ Setrap

Os serviços continuaram nesta quinta-feira, 18
Foto: Adriano Monteiro/GEA
Durante chuvas fortes, o Governo do Amapá orienta que a população busque locais seguros. Caso haja situação de risco ou necessidade de socorro, o cidadão deve acionar imediatamente os números de emergência 190 ou 193 para atendimento das equipes de salvamento.