Governo do Amapá fortalece rede de atenção à saúde mental durante o Setembro Amarelo

No Setembro Amarelo, o Governo do Amapá intensifica o compromisso com a valorização da vida e a prevenção ao suicídio com iniciativas que destacam o cuidado com a saúde mental. Com o apoio de diferentes parceiros, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoverá neste mês, ações de cuidado, ampliando os espaços de escuta ativa e levando informações à população.
A programação, que inicia na quarta-feira, 10, com blitz educativa e adesivaço no Centro de Macapá, terá ainda roda de conversa, escuta psicológica e capacitação dos profissionais da saúde, envolvendo diferentes públicos e municípios.
A campanha conta com a união de instituições que fortalecem a rede de proteção no estado, entre elas, o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Secretaria Municipal de Saúde do Mazagão e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que se juntam para garantir que cada cidadão tenha acesso à informação, escuta ativa, acolhimento e orientação.
Blitz educativa e adesivaço, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá, ocorrerá no dia 10, na Avenida FAB, às 7h30,
Foto: Paolla Gualberto/GEA
Combatendo estigmas
Criado como um movimento mundial, o Setembro Amarelo é voltado para conscientizar a sociedade sobre a importância de falar sobre saúde mental, combater estigmas e prevenir o suicídio e de preservação à vida. A cor amarela simboliza a vida, a esperança e a necessidade de acolher quem enfrenta momentos de dor e sofrimento.
Marlúcia Milhomem, coordenadora estadual de Saúde Mental da Sesa
Foto: Gabriel Maciel/Sesa
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Sesa, Marlúcia Milhomem, a campanha é um chamado à responsabilidade coletiva.
“A vida deve ser sempre protegida. O Governo do Estado, em união com diversas instituições, assume o compromisso de ampliar a prevenção ao suicídio e fortalecer a rede de cuidado em todo o Amapá. E encerraremos a campanha, no dia 30, com um grande evento no Parque do Forte, no Centro de Macapá, para chamar a atenção da sociedade para esse assunto sério e delicado”, reforçou a coordenadora.
Confira a programação do Setembro Amarelo no Amapá: