Governo do Amapá e Ministério das Mulheres realizam visita técnica à Casa da Mulher Brasileira

O Governo do Estado e o Ministério das Mulheres Amapá acompanharam na terça-feira, 19, as obras da Casa da Mulher Brasileira (CBM). O equipamento público passa pelos últimos ajustes antes da entrega oficial à população, prevista para ainda esse semestre. A iniciativa reforça o compromisso com o atendimento humanizado e integrado ao público feminino em situação de violência.
Durante a visita, o coordenador geral de Infraestrutura do Ministério das Mulheres, Marcelo Pontes, reforçou que o foco principal é identificar pendências, definir cronograma e apoiar o Estado na entrega do equipamento, garantindo funcionamento eficiente e integrado, em alinhamento com a Lei Maria da Penha.
“Esta visita é um passo importante para Macapá e para as mulheres da cidade. Estamos alinhando tudo que é necessário para colocar a Casa da Mabuiá em funcionamento, oferecendo serviços humanizados e integrados, em parceria com o Governo do Estado e o Ministério das Mulheres,” frisou o coordenador.
Coordenador geral de Infraestrutura do Ministério das Mulheres, Marcelo Pontes
Foto: Jorge Júnior/GEA
Casa da Mulher Brasileira recebe os últimos ajustes para entrega à população
Foto: Jorge Júnior/GEA
Secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos destacou o impacto positivo que a Casa da Mulher Brasileira trará para a população feminina.
“A obra representa um marco para a proteção e o cuidado com as mulheres amapaenses. Com todos os serviços integrados em um único espaço, poderemos oferecer acolhimento, apoio jurídico e psicossocial de forma humanizada e eficiente, garantindo que cada mulher receba o atendimento que merece,” descreveu a secretária.
Secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos
Foto: Jorge Júnior/GEA
A obra entra na fase final de execução e promete transformar a rede de proteção feminina no Estado. Com 1.500 m², a Casa da Mulher Brasileira vai concentrar órgãos da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), oferecendo acolhimento, triagem, apoio psicossocial, jurídico e de segurança. O espaço contará ainda com brinquedoteca, alojamento provisório, central de transportes, detenção provisória e áreas de convivência, proporcionando funcionalidade e conforto tanto para usuárias quanto para profissionais.
O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Leonardo Bruno, informou que o prédio já está concluído internamente, restando apenas trabalhos de estacionamento, paisagismo, fachada e calçamento. Ele ressaltou que a construção foi realizada com base em boas práticas de engenharia, oferecendo conforto ambiental e luminotécnico.
“Este é mais um compromisso do Governo do Amapá com as mulheres amapaenses. O prédio, já concluído internamente, foi pensado para oferecer conforto, tecnologia e bem-estar, e com a parceria do Ministério das Mulheres, podemos garantir uma entrega de excelência,” pontuou o secretário.
Secretário adjunto de Estado da Infraestrutura, Leonardo Bruno
Foto: Jorge Júnior/GEA
Obra entra na fase final de execução e promete transformar a rede de proteção feminina no Estado
Foto: Jorge Júnior/GEA
Casa da Mulher Brasileira (CBM)
Executada com recursos federais pela emenda parlamentar da deputada Aline Gurgel e articulada pelo senador Davi Alcolumbre, a obra tem investimento total de aproximadamente R$ 5,5 milhões. Coordenada pela Seinf, a construção conta com cerca de 30 trabalhadores atuando em frentes simultâneas, garantindo um espaço funcional, seguro e acolhido.
Quando inaugurada, a Casa da Mulher Brasileira de Macapá será referência no Norte do país, oferecendo atendimento integrado 24 horas por dia, todos os dias da semana, fortalecendo a rede de proteção e cuidado às mulheres.
Por Jamylle Nogueira