Governo do Amapá apoia delegação de jovens mulheres na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília

O Governo do Amapá apoiou a ida da maior delegação de jovens mulheres do estado à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília. Ao todo, 19 jovens amapaenses integraram a comitiva, marcando a representatividade do Amapá em um dos principais espaços de debate sobre direitos e políticas públicas para as mulheres no Brasil.
A ação foi articulada pelo Instituto Lidera, com apoio do Governo do Estado, via projeto “Meninas que Lideram”, que atua na formação política e cidadã de adolescentes do ensino fundamental e médio. Embora o regimento da conferência tenha impedido a participação de menores de 18 anos, a delegação defendeu que, nas próximas edições, adolescentes também tenham direito à escuta e ao protagonismo.
Segundo Kerenlin Viana, conselheira estadual dos Direitos das Mulheres e fundadora do Instituto Lidera, a presença do grupo em Brasília demonstra o compromisso do Amapá com a ampliação da participação feminina nos espaços de decisão:
“Estivemos em Brasília participando da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e conseguimos levar uma delegação de 19 jovens mulheres do Amapá, a maior da região Norte nesse evento. Essa conquista reforça o protagonismo do nosso estado no debate nacional e também trouxe uma pauta importante: reivindicamos a participação de adolescentes menores de 18 anos nas próximas conferências, já que hoje o regimento ainda impede essa presença”, destacou.
Além da participação na conferência, as jovens tiveram uma experiência imersiva em Brasília, com visitas ao Congresso Nacional, Senado Federal e Câmara dos Deputados, em um tour organizado pelo Instituto Lidera. Para muitas delas, foi a primeira experiência na capital federal e o primeiro contato direto com os espaços de decisão política.
Jovens fizeram um tour e aprenderam sobre o funcionamento do Congresso Nacional em Brasília
Foto: Divulgação
“Foi a primeira vez de muitas em Brasília, em uma experiência de imersão política e cidadã que incluiu visitas ao Congresso Nacional, à Câmara e ao Senado. Inclusive, isso só foi possível porque o governador Clécio apoiou”, ressaltou Kerenlin.
Com o apoio do Governo do Amapá, a delegação reafirmou o compromisso do estado em investir na formação política de jovens mulheres, garantindo maior representatividade feminina nas instâncias de decisão do país.