GEA: Ação de limpeza do Canal do Beirol
Como forma de impedir alagamentos nos trechos que, nesse período de chuva, mais ocorrem obstrução, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Transporte (Setrap), em parceria com a Defesa Civil, está retirando lixo e entulho do canal no Beirol. É uma ação que exige uma combinação de manutenção preventiva constante, obras de infraestrutura e gestão ambiental. As principais ações focam em manter o canal desobstruído para o livre fluxo da água e aumentar sua capacidade de absorção e vazão.
O Governo do Estado iniciou os trabalhos no dia 17 deste mês. O secretário-adjunto de Gestão Técnica da Setrap, Benedito Júnior, disse que por determinação do governador Clécio Luís e do monitoramento da Defesa Civil, a secretaria recebeu a missão de deslocar uma equipe ao canal com todo aparato de equipamentos: Cavadeira hidráulica, retroescavadeira, caçambas, além da equipe de roçagem para desobstrução do canal.
“O Canal do Beirol está assoreado e precisa dessa manutenção, que era para ter sido feita no verão, já prevendo o inverno. Agora estamos com esse trabalho em determinados trechos do canal, que começa na avenida 1º de Maio até chegar na avenida Feliciano Coelho. Retiramos uma grande quantidade de material composto por lixo e mato. A gente já percebe a fluidez da água, o seu caminho natural. Todo esse trabalho é para evitar alagamentos, prevenindo que isso não aconteça nas redondezas, em locais mais distantes”, ressaltou Benedito Júnior.
O monitoramento é feito pela Defesa Civil, que aponta os pontos críticos. Neles há acúmulo de lixo nas ruas e também em residências. A Setrap iniciou os trabalhos seguindo essa orientação. Inclusive já surtiu bastante efeito, pois a equipe de limpeza está realizando algumas drenagens que têm ligação com o canal. Com essa missão é dado melhor fluidez no canal.
O aparato utilizado na limpeza do canal é composto por uma patrulha completa mecanizada: Escavadeira hidráulica, duas retroescavadeiras e caminhões basculantes. É também utilizada uma equipe composta por 60 homens que executam serviços de roçagem.
A colaboração da comunidade é muito importante para que o canal permaneça desobstruído, tendo como principal atitude não lançar lixo, visto que isso obstrui não só o canal, mas também as linhas de bueiro. Isso implica em problemas futuros, principalmente nas áreas mais baixas da cidade.
Texto e Foto: Jorge Cesar