Em parceria com os bois Caprichoso e Garantido, ação leva reciclagem e conscientização ambiental ao Festival de Parintins

Iniciativa piloto estruturou sistema de coleta seletiva nas filas do Bumbódromo, com foco na valorização dos catadores e no engajamento do público para o descarte consciente de resíduos
Durante os três dias do Festival Folclórico de Parintins, a Natura reforçou seu compromisso com a regeneração apoiando o projeto "Fila Sustentável – Do Boi Azul ao Vermelho à Reciclagem Consciente". Pela primeira vez, as tradicionais filas formadas pelos torcedores dos bois Caprichoso e Garantido, um dos espaços de maior concentração de público antes das apresentações, receberam uma estrutura dedicada à coleta seletiva e à educação ambiental.
Com circulação estimada de mais de 120 mil pessoas ao longo do evento, o entorno do Bumbódromo historicamente acumula grande volume de resíduos, como copos descartáveis, garrafas PET e embalagens de alimentos. A ausência de infraestrutura adequada nesses locais sempre representou um desafio para a cidade, impactando a limpeza urbana e dificultando o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
Este ano, com apoio da Natura, marca de beleza oficial do Festival, o cenário começou a mudar. A iniciativa, idealizada pela Maná Produções em parceria com as Associações dos dois bois - Caprichoso e Garantido, contou com a instalação de Ecopontos estrategicamente posicionados nas filas, além da mobilização de mais de 60 profissionais locais, entre catadores, coordenadores e educadores ambientais, e de uma estimativa de 8 mil pessoas por dia em cada fila. A ação também incluiu a distribuição de EPIs, fardamento especial e o uso de um motocar para o recolhimento contínuo dos materiais recicláveis.
Ao total, foram coletados aproximadamente 350 kg de resíduos recicláveis ao longo dos três dias de evento e encaminhados para o galpão da ASCALPIN - Associação dos catadores de Parintins. Além disso, a ação envolveu Ecopontos montados e resultou na destinação correta de materiais como PET, alumínio e papelão, evitando que esses resíduos fossem descartados inadequadamente nas ruas da cidade.
Natura Elos
As iniciativas de reciclagem e valorização da cadeia estão diretamente relacionadas com a Visão 2050 da Natura. Nos próximos 25 anos, a empresa tem a meta de se tornar 100% regenerativa, o que significa que a companhia irá promover impacto positivo para pessoas, comunidades e para natureza, ao mesmo tempo em que o negócio prospera.
Ao apoiar a iniciativa, a Natura reforça sua crença de que é possível celebrar a cultura brasileira de forma mais consciente e responsável, somando esforços com a comunidade local para transformar impacto positivo em legado.
Desde 2017, o Programa Natura Elos promove uma rede de responsabilidade compartilhada que une a empresa, cooperativas, recicladores e fabricantes em um compromisso com a logística reversa e a cadeia de reciclagem. Em 2024, 56 cooperativas fornecedoras participaram dos projetos, com 2.567 catadores envolvidos e foi recuperado 15.385 toneladas de materiais de embalagem pós-consumo na Natura e na Avon.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Por 11 anos consecutivos é a companhia de melhor reputação do Brasil e mais responsável em ESG pelo ranking Merco. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura foi pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.