Em Macapá, UPA Zona Sul registra 56.088 atendimentos nos primeiros nove meses de 2025
De janeiro a setembro de 2025, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Gilson Rocha (UPA Zona Sul), gerida pela Fundação de Saúde Amapaense em Macapá, registrou 56.088 atendimentos, mostrando a importância da unidade para a população. Março, abril e maio foram os meses de maior movimento, com 6.911, 6.683 e 8.076 atendimentos, respectivamente.
Embora grande parte dos casos fosse de média e baixa complexidade – pacientes que poderiam ter buscado as Unidades Básicas de Saúde – a UPA garantiu atendimento imediato a todos. Casos emergenciais, de alta gravidade (vermelho), somaram 278; muito urgentes (laranja), 739; urgentes (amarelo), 20.253; pouco urgentes (verde), 34.673; e não urgentes (azul), 145.
Custo e valorização do atendimento
Somando as classificações verde e azul, são quase 35 mil atendimentos que poderiam ter sido realizados nas UBSs. Essa procura sobrecarrega a UPA, aumenta o tempo de espera e gera custos ao sistema de saúde.
Cada atendimento representa não apenas cuidado, mas também investimento: há um custo por paciente nessas classificações. Ainda assim, a unidade manteve o compromisso de atender todos os pacientes, demonstrando o empenho e a dedicação da equipe em garantir que ninguém fique desassistido.

Somando as classificações verde e azul, são quase 35 mil atendimentos que poderiam ter sido realizados nas UBSs
Foto: Fundação de Saúde Amapaense/Divulgação
Quando procurar uma UPA?
O serviço realizado na UPA Zona Sul tem como objetivo desafogar as portas de entrada dos hospitais do estado, na capital.
Satisfação em alta
O resultado desse trabalho é visível na satisfação dos usuários. A taxa chega a 97%, evidenciando a confiança da população no serviço e a importância estratégica da unidade na rede de saúde. Esse índice também orienta a gestão para ações contínuas de melhoria, como redistribuição de recursos, reforço de equipe e aprimoramento da triagem.
Estrutura preparada para atender
Gerida pela Fundação de Saúde Amapaense, a UPA da Zona Sul funciona como uma unidade de média complexidade, oferecendo atendimento em Clínica Médica e Pediatria, exames laboratoriais e de imagem, além de contar com equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, serviço social e vigilância epidemiológica.
A unidade dispõe de 12 leitos – 4 pediátricos, 4 adultos, 1 de isolamento e 2 de estabilização – e serviços de apoio diagnóstico, como radiografia, eletrocardiograma e análises clínicas, garantindo cuidado integral e humanizado a todos os pacientes que chegam à porta.