Balanço de celulares recuperados pela Polícia Civil

O Governo do Amapá, através da Delegacia-Geral de Polícia (DGP), realizou a entrega de 100 celulares roubados e efetuou a entrega aos verdadeiros donos. O evento ocorreu nesta manhã (30), com a presença de autoridades policiais e de cidadãos que tiveram seus celulares furtados, roubados e revendidos.
O diretor do Departamento de Polícia da Capital (DPC), delegado Ronaldo Coelho, disse que os celulares recuperados foi fruto de um trabalho realizado todos os meses, diuturnamente. Na ocasião pediu a colaboração das pessoas para ajudar a segurança pública não comprando esses aparelhos, pois é considerado pela lei como casos de receptação.
O agente Gedielson Oliveira passou orientações básicas para quem sofre ocorrência de roubo, furto ou esquecimento do aparelho em carro de aplicativo. Primeiro, se for assalto, a vítima não deve reagir. “A integridade física da pessoa é mais importante do que o aparelho”. Segundo, efetuar o registro do boletim de ocorrência (BO). “O registro do BO é imprescindível porque é com essa peça que a Polícia Judiciária vai iniciar as diligências”. Terceiro, registrar o furto ou roubo no programa de governo denominado Celular Legal. “Isso vai gerar uma base de consulta para a Polícia Civil”.
Entre as pessoas que se encontravam na DGP para receber de volta seu aparelho roubado, estava a funcionária pública Maria das Graças. “Tive a boa notícia de que a polícia tinha reencontrado o meu celular. Já nem tinha mais esperança de recuperá-lo. Fiquei muito grata com a polícia”.
Texto e Foto: Jorge Cesar