Jornal O Amapá

Geral

35 anos de atuação: TCE consolidado como uma instituição forte

Jornal O Amapá | 12/02/2026

35 anos de atuação: TCE consolidado como uma instituição forte
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) celebrou, na noite de ontem (11), 35 anos de atuação. Nesse período tem se consolidado como uma instituição forte e consciente de sua importância. Durante o evento, os conselheiros expressavam orgulho, principalmente diante da missão tão significativa de fiscalizar e orientar para que os recursos públicos sejam utilizados, de maneira adequada e transparente, em benefício da população amapaense.

O conselheiro-presidente do TCE Amapá, Reginaldo Ennes, considerou a data significativa com a entrega das medalhas “Margarete Salomão”, que foi a primeira conselheira do Tribunal de Contas do Amapá (cargo que assumiu em 1991) e a primeira mulher a presidir um Tribunal de Contas no Brasil. Foram cerca de 30 agraciados com a medalha pelas suas atuações em defesa da boa gestão dos recursos públicos e do fortalecimento da transparência.

“Estão sendo agraciados pelos serviços que prestaram ao Tribunal, pelo que auxiliaram o controle externo, o controle público e a transparência. Então, nós ficamos muito satisfeitos com a presença de todas as pessoas presentes”, disse Reginaldo Ennes, que falou também sobre a aproximação do TCE da população. “O Tribunal está cada vez mais próximo da comunidade. É o que buscamos sempre”.

A consolidação das instituições do Estado do Amapá dentro do TCE, foi citada pelo vice-governador Teles Júnior. “O Tribunal de Contas é importante para o fortalecimento institucional, para a consolidação das políticas públicas, para a conformidade da aplicação dos recursos públicos. Estamos, portanto, prestigiando um instrumento do Estado amapaense, do Estado brasileiro, que é vocacionado para oferecer serviços, mas acima de tudo garantir que os serviços públicos possam chegar à população”.

O desembargador-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Jayme Ferreira, foi um dos agraciados com a Medalha Ordem Tucuju (ordem do mérito de maior relevância no TCE em que reconhecem pessoas importantes da sociedade, em especial chefe de poderes). Jayme Ferreira parabenizou o Tribunal de Contas do Estado pelos seus 35 anos, e enfatizou a importância da medalha. “É uma grande honra para os integrantes do Poder Judiciário receber tal comenda”.

A programação comemorativa da Corte de Contas Amapaense contou com a entrega de comenda às autoridades homenageadas, o que demonstra a união fraterna das instituições em prol da população. O evento contou com presença de gestores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de órgãos de controle e instituições parceiras.

Texto: Jorge Cesar / Foto: Kitt Nascimento