Jornal O Amapá

Esporte

Wanna Brito quebra recorde mundial duas vezes e conquista ouro na Índia

Jornal O Amapá | 03/10/2025

Wanna Brito quebra recorde mundial duas vezes e conquista ouro na Índia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A brasileira Wanna Brito foi o grande destaque do Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Nova Délhi, na Índia, ao conquistar a medalha de ouro no arremesso de peso da classe F32. De forma histórica, a atleta não só venceu a prova com ampla vantagem, como também quebrou o recorde mundial duas vezes durante a disputa, encerrando a competição com a marca de 8,49 metros.

Wanna Brito quebrou o recorde mundial da prova duas vezes e conquistou o ouro na Índia — Foto: Cris Mattos / CPB

Wanna já era a recordista mundial da prova, com 8,18 m, e confirmou o favoritismo com uma atuação dominante. No quarto arremesso, cravou 8,43 m, superando sua antiga marca. No lançamento seguinte, foi ainda mais longe: 8,49 m, estabelecendo o novo recorde mundial da categoria.

Wanna Brito quebrou o recorde mundial com a marca de 8,49m — Foto: Cris Mattos / CPB

Pódio – Arremesso de Clube F32 (feminino):

🥇 Wanna Brito (Brasil) – 8,49m (Recorde mundial)
🥈 Anastasiia Moskalenko (Ucrânia) – 8,07m
🥉 Evgeniia Galaktionova (Rússia) – 7,58m

Natural de Macapá (AP), Wanna Brito, 29 anos, já vinha de uma sequência de resultados expressivos. Em 2024, foi prata nas Paralimpíadas de Paris, bicampeã no Mundial do Japão e duas vezes ouro no Parapan de Santiago. Em 2023, também subiu ao pódio com a prata no Mundial de Paris.

Wanna Brito foi prata nas Paralimpíadas de Paris, bicampeã no Mundial do Japão e duas vezes ouro no Parapan de Santiago — Foto: Ana Patrícia Almeida/CPB

Representatividade e futuro

Além de atleta de elite, Wanna é fisioterapeuta de formação. Sua trajetória é marcada por superação e trabalho duro, e serve de inspiração para atletas com deficiência em todo o país, especialmente no Norte do Brasil, onde ainda há menos estrutura esportiva.

Com o novo recorde mundial e mais um título na conta, Wanna Brito já desponta como um dos principais nomes brasileiros no ciclo rumo aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.