Jornal O Amapá

Geral

Santana: Gea entrega nova estação de tratamento de água

Jornal O Amapá | 22/01/2025

Santana: Gea entrega nova estação de tratamento de água
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Complexo inaugurado pela CSA triplica o volume de água tratada na região, abrangendo mais bairros e impulsionando o município rumo à universalização do acesso à água potável.

Por Winicius Tavares

22/01/2025 10h00





Governador Clécio Luís visitou as instalações da nova estação e reforçou o papel fiscalizador do Estado
Foto: Netto Lacerda/Agência Grito

A nova Estação de Tratamento de Água de Santana, entregue pela Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) na terça-feira, 21, vai triplicar a capacidade de fornecimento de água tratada no município, beneficiando cerca de 100 mil pessoas. Segundo o governador Clécio Luís, a obra representa um marco para universalizar os serviços de saneamento, garantindo, além da água potável, saúde e dignidade. 

Atualmente, oito municípios do Amapá têm acesso universal à água potável. Em Santana, a previsão é alcançar essa meta até o primeiro semestre de 2026. As próximas etapas e os cronogramas das obras de saneamento estão no Plano Diretor de Águas e Esgoto, que aguarda aprovação pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsap), responsável por fiscalizar e acompanhar o processo. 


Governador do Amapá, Clécio Luís
Foto: Netto Lacerda/Agência Grito

“A água, que era um problema histórico no município, agora está mais próxima de ser uma realidade para todos. Santana nunca teve uma estação como essa. A captação está ok, o tratamento está ok. O próximo desafio é garantir que essa água chegue às famílias santanenses, levando dignidade e saúde, um valor muito maior do que podemos ver", destacou o governador Clécio Luís.

O presidente do Grupo Equatorial no Amapá, Augusto Dantas, explicou que a CSA investiu mais de R$ 25 milhões na nova estação de tratamento, uma estrutura modular projetada para acompanhar o crescimento de Santana. Ele informou que a capacidade atual foi triplicada, passando de 120 litros para 370 litros por segundo.


Presidente do Grupo Equatorial no Amapá, Augusto Dantas
Foto: Maksuel Martins/GEA

"A estação faz parte do plano de investimentos em Santana, com a meta de atender 95% dos lares até o final do ano, e vai realmente acontecer. Isso representa um avanço no saneamento básico, garantindo saúde e desenvolvimento. A fiscalização e a celeridade nas licenças feita pelo Estado asseguram a qualidade e o aperfeiçoamento dos serviços”, pontuou Dantas.

Quase 50% da população do Brasil não tem tratamento de esgoto, uma situação considerada dramática pelo senador Davi Alcolumbre. Isso o motivou, durante seu mandato como presidente do Senado, a liderar a aprovação da Lei do Marco Regulatório do Saneamento Básico em 2019, visando resolver essa demanda histórica e permitir investimentos privados no setor, como os feitos atualmente pela CSA no Amapá.


Senador da República, Davi Alcolumbre
Foto: Netto Lacerda/Agência Grito

“Não tínhamos no país uma legislação específica que garantisse segurança jurídica institucional para a iniciativa privada promover o desenvolvimento econômico por meio da distribuição de água e do tratamento de esgoto. Isso impedia que as grandes empresas de saneamento investissem no Brasil, como já era feito em outros países do mundo”, explicou Alcolumbre. 

Ampliação da água tratada 

O novo sistema de água filtrada aumentou a confiança de Maria de Souza dos Santos, de 60 anos e moradora do bairro Provedor 2, que trabalha como servente. Antes, ela relata que chegou a realizar coleta com os vizinhos para conseguir cavar um poço e garantir água para suas necessidades diárias. 

“A gente usa a água para lavar, fazer comida, tomar banho, mas não podia beber, porque a água era só lama, só um perrengue. Agora está muito boa e esperamos que melhore ainda mais para nós, especialmente para o nosso bairro e para toda a população”, afirmou.


Servente Maria de Souza dos Santos, de 60 anos
Foto: Maksuel Martins/GEA

As regiões do Igarapé da Fortaleza e Ambrósio, que antes não contavam com abastecimento de água, passarão a ter fornecimento diário com a entrega da nova estação, totalizando 15 bairros ao todo.


Prefeito de Santana, Bala Rocha
Foto: Netto Lacerda/Agência Grito

O prefeito de Santana, Bala Rocha, ressaltou que há um trabalho importante até o final do ano para garantir água para 95% das famílias.

“Eu disse que só acreditaria que a CSA traria água para as casas de Santana quando isso acontecesse, e realmente aconteceu e estamos dando a volta por cima. É hora de sonhar e ter esperança”, destacou o prefeito.