Jornal O Amapá

Saúde

Prefeitura de Macapá inicia vacinação contra vírus sinciais respiratório e reforça proteção através da imunização de gestantes entre a 28ª e a 36ª semana

Jornal O Amapá | 12/12/2025

Prefeitura de Macapá inicia vacinação contra vírus sinciais respiratório e reforça proteção através da imunização de gestantes entre a 28ª e a 36ª semana
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Prefeitura de Macapá iniciou na última quinta-feira (11) a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), agente responsável por bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos e lactentes jovens. A estratégia adotada pelo município prevê a imunização de gestantes entre a 28ª e a 36ª semana de gestação, com dose única, garantindo que os anticorpos sejam transferidos diretamente ao bebê ainda durante a gravidez.

A iniciativa é considerada um avanço importante para reduzir quadros graves de infecções respiratórias. Ao iniciar a proteção antes mesmo do nascimento, a gestão municipal amplia as medidas de prevenção e oferece mais segurança para mães e bebês.

A secretária municipal de Saúde, Drª Erica, destacou que a estratégia reforça o compromisso da gestão com a saúde pública.


Foto: Emanuelle Gomes/PMM

“Estamos ampliando a prevenção e garantindo que nossas crianças iniciem a vida com mais proteção. A vacinação materna é uma ferramenta segura, eficaz e fundamental para evitar agravamentos e hospitalizações. Nossa rede está preparada para atender todas as gestantes com orientação e acolhimento”, afirmou.

A vacina está disponível nas salas de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá permitindo que as gestantes recebam o imunizante durante as consultas de pré-natal. Profissionais da rede municipal foram capacitados para orientar sobre o novo protocolo e garantir atendimento adequado.


Foto: Emanuelle Gomes/PMM

A Prefeitura de Macapá reforça a importância da imunização como ferramenta de prevenção e fortalece o cuidado integral à saúde materno-infantil, reduzindo riscos, garantindo proteção e contribuindo para a diminuição de hospitalizações causadas pelo VSR.