O Governo do Amapá promove no sábado, 30, a ação de encerramento da campanha "Novembro Azul", voltada ao combate ao câncer de próstata. A programação, que busca provocar debate sobre da importância do autocuidado e da realização de exames preventivos pelo público masculino, acontece das 8h às 12h na Escola Estadual Augusto dos Anjos, no bairro Laguinho, em Macapá.
A iniciativa tem como publico-alvo jovens entre 14 e 19 anos, que terão a oportunidade de participar de palestras sobre o câncer de próstata, útero e mama, além de jogos interativos sobre prevenção, diagnostico e tratamento às doenças. Na ocasião, será ofertada vacinação contra o HPV. A programação será coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
"Essa ação vai finalizar a campanha do ‘Novembro Azul’, mas nós iremos continuar orientando a população e mobilizando principalmente os jovens sobre a prevenção e diagnostico precoce do câncer de próstata. Entendemos que os estudantes são multiplicadores dessas informações e podem nos ajudar a levar a outras pessoas essa luta", pontua o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
O enfermeiro da SVS, Venceslau Pantoja, especialista em Educação Sexual, será responsável pela palestra de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ressalta que um dos objetivos da ação é também levar a mensagem de responsabilidade e conscientização aos jovens sobre o cuidado com a saúde.
Enfermeiro da SVS, Venceslau Pantoja
Foto: Mônica Silva/SVS"A abordagem envolve adolescentes sensibilizando sobre situações relacionadas à saúde sexual e reprodutiva. É uma metodologia extremamente interativa, buscando aproveitar as próprias vivências dos participantes, no intuito de construir propostas de intervenção mais próximas da realidade dos jovens frente às vulnerabilidades enfrentadas em seu cotidiano”, explicou Pantoja.
Novembro azul
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Por isso, a detecção precoce é um dos principais fatores para um tratamento eficaz e aumento das chances de cura. A campanha mundial, além de promover a conscientização sobre a doença, também incentiva a realização de exames preventivos e o autocuidado.
Por Mônica Silva