As obras que vão transformar o antigo Macapá Hotel no primeiro Hub de Inovação do estado avançam com intervenções na cobertura, com a remoção das telhas dos blocos principais e o desmonte das estruturas de madeira que está em andamento. Desde o lançamento do projeto que vai transformar o lugar em um ambiente inovador de suporte para empresas de tecnologia, as atividades seguem em ritmo acelerado.
Além do telhado, as frentes de trabalho atuam na demolição de partes internas, que estavam comprometidas pelo tempo, incluindo a retirada do revestimento cerâmico do piso, bancadas e louças e esquadrias.
Engenheira civil Isabela Rodrigues
Foto: Jorge Júnior/GEA"Nós estamos finalizando essa parte de demolições e retirada do madeiramento para que a gente inicie a colocação da nova cobertura que será em telhas de barro, mantendo os traços originais do prédio. Queremos iniciar e concluir essa etapa antes do período de chuvas", detalhou Isabela Rodrigues, engenheira civil responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra.
Os serviços também continuam na área externa, com limpeza e remoção de entulho, que é feito diariamente, seguindo um planejamento de ações, coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). O secretário adjunto da pasta, Ivy Vasconcelos, destacou a relevância do projeto.
"A implementação do Hub de Inovação reflete nosso compromisso com a eficiência na gestão pública e o estímulo ao desenvolvimento econômico. Com este espaço, vamos potencializar o ecossistema de inovação, gerando novas oportunidades e impulsionando a economia local”, ressaltou o gestor.
Demolição de partes internas, comprometidas pelo tempo, preparam prédio pra receber novo telhado
Foto: Jorge Júnior/GEA
Foto: Jorge Júnior/GEA
Hub de Inovação
Integrando inovação, tecnologia e turismo, o espaço será totalmente requalificado e contará com coworking, laboratórios, salas de reunião, auditórios e outras acomodações, proporcionando a criação de um ambiente ideal para desenvolver atividades como capacitações, eventos de ideação, pitch day e mentorias, elevando a competitividade dos negócios no Amapá.
Com previsão de entrega para 2025, o Hub de Inovação faz parte do complexo turístico criado pelo Governo do Estado na orla da cidade, que inicia na Escola de Artes Cândido Portinari e passa por prédios importantes que também estão em processo de restauro e revitalização, como a Rádio Difusora, a Residência Oficial e a Fortaleza de São José de Macapá, Orla do Aturiá e Trapiche Santa Inês.
Por Cristiane Nascimento