Jornal O Amapá

Turismo

Guia de Turismo cresce no Amapá

Jornal O Amapá | 31/08/2024

Guia de Turismo cresce no Amapá
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Guia de Turismo é o profissional capacitado para acompanhar e orientar visitantes em passeios turísticos, fornecendo informações culturais, históricas e geográficas sobre o destino. Há cerca de 80 guias de turismo no Amapá, sendo que mais de 70 estão regulares com o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur). Todo o profissional que se forma como guia de turismo precisa de uma credencial expedida pelo MTur.

O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Amapá (Singtur), Vagner Lins, comentou as potencialidades do setor. Entre elas a pesca esportiva, onde o Amapá tem todo um potencial, mas os guias precisam ganhar expertise para trabalhar com essa clientela.

Entre os principais desafios estão a falta de infraestrutura turística, a qualificação da mão de obra e a divulgação do estado como destino turístico. “Temos belezas únicas no Amapá, mas os serviços ofertados (hotéis e restaurantes) ainda necessitam de melhorias. Alguns municípios não têm infraestrutura adequada para receber os visitantes, visto procurarmos leva-los no melhor restaurante e hotel do local em que se encontram”, comentou Vagner Lins.

Falta também infraestrutura para se chegar aos atrativos, pois as vias carecem de pavimentação. Concretizando essa pavimentação, o empresariado vai se sentir seguro em investir. “Esperamos que as autoridades pavimentem as vias para que os turistas possam acessar os atrativos dos municípios”, comentou o presidente do Singtur.

A representante da Fecomércio, Josiane Coutinho, disse que o turismo comunitário já existe no Estado do Amapá, mas ainda precisa ser trabalhado nos municípios. “O turista quer ver o que se vive no município. Portanto, não precisa de tecnologia, mas de qualificação”.

Na passagem do Guia de Turismo, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) homenageou a categoria com coffee-break e capacitação. O Governo do Estado, através da Setur e da Escola de Administração Pública (EAP), promoveu uma capacitação sobre excelência no atendimento. Foi oportunizado todo o trade turístico, que são os personagens principais que recebem os visitantes. “Justamente para qualificar essa visita estamos proporcionando a troca de conhecimentos por meio de palestras sobre Excelência de Atendimento, Pesca Esportiva e Afroturismo”, frisou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.

Texto e Foto: Jorge Cesar