Jornal O Amapá

Saúde

GEA transfere bebês para nova Unidade de Cuidados Intermediário do Hospital da Mulher Mãe Luzia

Jornal O Amapá | 10/03/2025

GEA transfere bebês para nova Unidade de Cuidados Intermediário do Hospital da Mulher Mãe Luzia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Governo do Amapá deu um passo importante na modernização da rede materno-infantil do estado neste sábado, 8, com a transferência de 17 bebês para a nova Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO) do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá.

O novo espaço, que conta com 30 leitos, faz parte do projeto de ampliação do hospital, lançado pelo governador Clécio Luís em novembro de 2023. As obras recebem investimento de emendas do senador Randolfe Rodrigues.

A UCINCO, também chamada de Unidade Semi-Intensiva, é voltada para o atendimento de recém-nascidos de médio risco, que necessitam de cuidados contínuos, mas sem a complexidade de uma UTI Neonatal (UTINeo), como bebês que necessitam de banho de luz, aqueles com sintomas gripais ou que aguardam decisões judiciais.


Nova unidade garante suporte especializado para recém-nascidos de médio risco
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

A transferência foi realizada em berços comuns, com o acompanhamento das profissionais da unidade. A enfermeira, Maria Benedita Farias, explica que os bebês estão em área ambiente, sem a necessidade do auxílio de equipamentos. A nova unidade ajudará a desafogar a UTI Neonatal, melhorando o atendimento e a organização dos leitos.


Maria Benedita Farias, enfermeira da UCINCo
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

"Com a UCINCo, podemos atender melhor os bebês e oferecer um cuidado mais humanizado. Nossa equipe multiprofissional está disponível 24 horas por dia, incluindo neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, além de especialistas como fonoaudiólogos e nutricionistas durante a semana", ressalta a enfermeira.

O novo espaço é equipado com berços aquecidos, bombas de infusão, monitores, poltronas e suporte para soro, garantindo um atendimento mais humanizado e seguro. A administradora da maternidade, Taila Barreto, destaca a importância da nova unidade para as famílias.


Taila Barreto, administradora da maternidade
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

"Esse novo espaço traz mais conforto para os bebês e também para as mamães que estão aqui diariamente. Temos um espaço mais amplo e melhor equipado. É uma grande conquista para o hospital e para as mães atendidas aqui", pontuou Taila.

Entre os pais que acompanharam a mudança estava Breno dos Santos, do município de Chaves, no Pará. Ele está na maternidade desde o dia 13 de janeiro com a esposa, Natacha de Paula, e o pequeno Artur Jorge.

"Meu filho agora está em um lugar mais estruturado e seguro. Tudo aqui está lindo. O espaço é amplo e bem equipado, e os profissionais são ótimos, o que nos dá mais tranquilidade para que ele possa sair logo daqui", ressaltou, animado.


Casal de pais Natacha de Paula e Breno dos Santos
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Além desta unidade semi-intensiva, o Governo do Estado entregou em novembro de 2024, após 71 anos desde a inauguração do prédio, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal com 32 leitos e um ambiente para o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) totalmente revitalizado.

Os investimentos no Hospital da Mulher estão permitindo dobrar a capacidade atual e transformar o tratamento das crianças com equipamentos modernos. É mais conforto e dignidade para as mães e bebês.

Por Karla Marques