Jornal O Amapá

Geral

GEA lança o projeto “Samuzinho”

Jornal O Amapá | 01/11/2024

GEA lança o projeto “Samuzinho”
Secretária-adjunta de Atenção à Saúde da Sesa, Cássia Klein e o Diretor do Samu estadual, Donato Farias
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Governo do Estado lançou na manhã de ontem (31), no Palácio do Setentrião, o projeto “Samuzinho”, que vai trabalhar com crianças de 8 anos e pré-adolescentes que serão preparadas para receberem treinamento de primeiros socorros e ajudar em ações que buscam a redução de acidentes e do número de trotes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).

Em novembro se dará o edital de chamamento dos monitores, que são os acadêmicos que vão trabalhar com as crianças; e em dezembro será a vez do edital para as crianças concorrerem. A escolha das que participarão do projeto será feita mediante critérios, entre eles idade, escolaridade e região em que mora.

O Governo do Estado tem uma atuação intensa, visto que abrirá editais para as crianças concorrerem e a contratação de monitores, que também receberão um curso preparatório para conduzi-los nessa jornada.

Cássia Klein, secretária-adjunta de Atenção à Saúde da Sesa, disse que o projeto tem a intenção de orientar as crianças e principalmente reduzir o número de trotes recebidos pelo Samu das crianças. "Na idade de 8 aos 10 anos as crianças são preparadas para entender o que é o Samu, treinadas sobre primeiros socorros, quais são as urgências e emergências. É um projeto com medidas educativas, sensibilização de crianças e treinamento".

O diretor do Samu estadual, Donato Farias, explicou que o projeto Samuzinho originou-se devido o quantitativo do número de trotes que o Samu vinha recebendo. Esses trotes acabavam congestionando as linhas telefônicas da instituição. Com isso, as pessoas que precisavam do serviço do Samu acabavam não sendo atendidas. “Ao mapear o horário dos congestionamentos identificamos que a maioria acontecia pela manhã, em locais onde se encontravam escolas nas proximidades. É um problema antigo, ainda na época dos chamados ‘orelhões’”.

Samuzinho é um projeto que foi alavancado no município de Macapá há oito anos atrás, na época do então prefeito Clécio Luís. O propósito era reduzir o quantitativo de trotes que acometia o Samu. Foi então realizado o mapeamento dos locais onde os trotes estavam acontecendo. O projeto foi pensado voltado para as crianças, visto que foi identificado que os trotes surgiam de escolas do ensino fundamental. O resultado foi tão satisfatório que precisou ser ampliado. Agora está sendo colocado em prática pelo Governo do Estado.

Texto e Foto: Jorge Cesar