O Governo do Estado registrou de janeiro a agosto desse ano, 50.339 atendimentos especializados em odontologia. Os dados foram levantados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que é o responsável por garantir serviços gratuitos para a população amapaense.
De acordo com o levantamento das 11 especialidades ofertadas, de janeiro a abril foram 21.997 procedimentos realizados, já de maio a agosto, houve aumento nos atendimentos, com 28.342 pessoas realizando algum serviço odontológico.
Segundo o coordenador do CEO, George Araújo, o comprometimento da atual gestão em ampliar a oferta de procedimentos e as ações itinerantes fizeram com que os serviços disponíveis na rede de saúde estadual chegassem a mais pessoas.
George Araújo, coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Foto: Gabriel Maciel/Sesa"Atendemos uma média de 120 pacientes por dia, totalizando 600 pessoas por semana. Para 2024 estabelecemos a meta de realizarmos 56.850 procedimentos, porém, nós já quase atingimos essa meta só nos oitos primeiros meses do ano. O centro vem apresentando um bom desempenho e um perceptível crescimento na oferta de serviços. Esses bons resultados são frutos do trabalho e empenho de toda a equipe que tem o único objetivo de melhorar a saúde bucal dos amapaenses”, reforçou Araújo.
Entre as especialidades mais acessadas pelos pacientes estão a periodontia, odontopediatria, e clínica geral, que juntas, somam 18.345 procedimentos realizados durante o período analisado.
“Nossas ações seguem o Plano Estadual de Saúde, que determina metas e estimula nossos profissionais a realizarem ações para alcançá-las. Quando vemos um serviço despontando, ampliando e superando metas, temos a certeza que estamos no caminho certo", enfatizou a secretária adjunta de Assistência em Saúde, Cássia Klein.
Ações do Mais Sorriso também ajudaram a alcançar as metas de atendimento especializado
Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Além dos atendimentos ambulatoriais realizados no CEO, os profissionais também desenvolvem ações com o programa Mais Sorriso, em conjuntos habitacionais, comunidades indígenas, além de consultório especializado para atendimento a portadores de HIV.
Centro Odontológico
CEO também realiza atendimentos em odontopediatria
Foto: Gabriel Maciel/SesaNo CEO são tratados aqueles pacientes com problemas que não podem ser solucionados na rede de atenção primária, como o
diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca e portadores de necessidades especiais. O prédio conta com dez consultórios e um centro cirúrgico. No local, também são realizados exames de biópsia e atendimento odontopediátrico.
Para ser paciente do CEO, o usuário precisa ser encaminhado após passar por uma Unidades Básica de Saúde (UBS), onde deve acontecer o primeiro atendimento aos pacientes.
De posse do encaminhamento, os usuários devem procurar o local na Avenida Duque de Caxias s/n, no Central de Macapá, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta. Também é possível realizar agendamentos por meio do número (96) 98409-4334.
Por Jamile Moreira