Fórum Estadual de Turismo 2025

O Governo do Amapá realizou a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo de 2025 e deu início às atividades do programa “PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você!”. A ação é promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), e busca fortalecer o setor turístico local, ampliando a visibilidade dos destinos e incentivando o desenvolvimento regional. O evento ocorreu na manhã de ontem (17), no auditório do Museu Sacaca.
No Amapá, as temáticas relacionadas ao setor vêm sendo debatidas pelo Conselho Estadual de Turismo. O Fórum vai permitir uma revisão do Plano Estadual do Turismo. O objetivo do Governo do Estado é incluir mais municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, mas para isso vai precisar organizar a política pública do setor em cada município. Metade deles já fazem parte do mapa, mas o governo espera que os demais cheguem a fazer parte do mapa para poder potencializar as atividades turísticas no Estado.
O vice-governador Teles Júnior disse que o primeiro desafio no setor é fazer com que o amapaense conheça o Estado. “Hoje, 60% das pessoas que moram na região metropolitana, não conhecem o turismo nos demais municípios. A gente precisa criar um atrativo para que as pessoas que já moram no Amapá possam conhecer o interior do Estado. Além disso, colocar o Amapá no roteiro nacional de turismo. Com essa finalidade o governo vem adotando a política de estratégia de eventos”, relatou.
Em relação aos eventos, o governo atua na captação de recursos de fora, como é o caso das emendas parlamentares para financia-los. Trazendo também a iniciativa privada. Tudo isso para criar um ambiente que gere expectativa e, consequentemente, ocorra a antecipação de investimento no setor: ampliação da rede hoteleira; estruturação de pontos turísticos; prestação de serviços no setor, seja na área de transporte, gastronomia, etc. Tudo isso está ligado ao setor de turismo que é o grande motor da economia de diversos estados brasileiros.
Secretária de Turismo, Syntia Lamarão, disse que o Fórum Estadual de Turismo visa viabilizar diálogo permanente com as entidades, inclusive com a presença de 11 municípios e técnicos do Ministério do Turismo. “A política do turismo é prioritária no governo. Existe um plano que está em execução. Todos esses investimentos são oriundos das ações executadas desde 2023”
Texto e Foto: Jorge Cesar