Fase de acabamento: Reconstrução do prédio do Sine

O Governo do Estado aplicou recursos próprios na ordem de R$ 500 mil na reconstrução da principal unidade de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizado na rua General Rondon, em frente a praça Floriano Peixoto, no bairro Central. A conclusão da obra está prevista para ainda em dezembro, sendo que entrará em funcionamento somente nos primeiros meses de 2025.
Construído em 1987, o prédio do Sine vinha apresentando problemas estruturais que afetavam de alguma forma os funcionários e as pessoas que buscavam oportunidades de emprego. Esta é a primeira intervenção desde a fundação do prédio, há 37 anos. As obras foram iniciadas no ano passado, mas houve um período em que o governo teve que fazer uma intervenção de reforço estrutural. Agora se encontra na fase de acabamento para que o Sine seja devolvido à população.
A obra faz parte de um amplo projeto de desenvolvimento econômico do Estado, visando oferecer mais agilidade e eficiência em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. O prédio será um importante ponto de apoio ao trabalhador, aos empresários e aos empreendedores, oferecendo qualificação e facilitando a intermediação entre empregador e empregado.
O governador Clécio Luís lembrou que o Amapá tem sido o estado que mais gera emprego de carteira assinada no Brasi. “A nossa taxa de emprego com carteira assinada está há mais de 10% ao ano, enquanto no Brasil cresce cerca de 4%. Nós geramos quase três vezes mais”. Além disso, muitos servidores foram para a transposição federal, cerca de 4 mil e foram chamamos aproximadamente 4,5 mil novos concursados para várias áreas do governo.
“Isso tudo gerou uma massa de mão de obra empregada muito importante para esse movimento que estamos vendo no comércio, para ativação de novos negócios e para criação de novas empresas. O Sine entra com o papel fundamental de fazer a intermediação de quem está precisando de mão de obra qualificada e de quem tem a mão de obra qualificada e quer se empregar. Eu tenho certeza que esse novo prédio vai nos ajudar ainda mais a gerar mais emprego formal no Amapá”, relatou o governador Clécio.
O prédio será entregue completamente novo para reinauguração: telhado, estrutura e piso novos, forro de gesso, iluminação de LEDs, banheiros reformados, rampas de acessibilidade aos deficientes físicos e área de descanso para servidores.
Texto: Jorge Cesar / Foto: Jorge Cesar / Luhana Baddini/GEA