Jornal O Amapá

Política

Exploração na margem equatorial da costa do Amapá

Jornal O Amapá | 24/07/2023

Exploração na margem equatorial da costa do Amapá
Senador Davi Alcolumbre defende a pesquisa de gás, petróleo e derivados a 170 km do município de Oiapoque
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Amapá possui uma grande chance de se tornar um estado promissor com a prospecção, perfuração e exploração de poços de gás e petróleo na chamada Margem Equatorial, que é a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas. 
O senador Davi Alcolumbre disse, durante entrevista à imprensa, que há consenso na bancada federal do Amapá a defesa intransigente, cumprindo todos os critérios ambientais, a pesquisa na margem equatorial das potencialidades de gás, petróleo e derivados a 170 km do município de Oiapoque e 560 km da foz do Amazonas e a exatamente 50 km dos poços de exploração na Guiana Francesa, no Suriname e na Guiana Inglesa, onde já estão sendo feitas pesquisas e exploração de petróleo.
“Estamos numa bacia importante onde teremos a partir da constatação a possibilidade de explorarmos essa riqueza natural”, disse Alcolumbre.
Em relação a retomada da produção agrícola, o senador disse que a bancada entende que dando condição para o município se estruturar, está fortalecendo o Estado. “Agora mesmo nós fizemos uma grande entrega de máquinas e equipamentos para melhorar esse ambiente de pavimentação e melhoria dos ramais e vicinais dos municípios, para que com a estrada adequada possa se escoar a produção da agricultura familiar, dos assentamentos da reforma agrária”.

Texto: Jorge Cesar / Foto: Beto Berata/Agência Senado