Jornal O Amapá

Geral

Estado do Amapá recebe a Caravana das Juventudes

Jornal O Amapá | 29/03/2025

Estado do Amapá recebe a Caravana das Juventudes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Governo do Amapá apoiou a “Caravana das Juventudes”, um evento que promete fortalecer a mobilização social pela aprovação do Plano Nacional de Juventude organizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). A iniciativa também celebra duas décadas da Lei nº 11.129/2005, um marco histórico na construção de políticas públicas voltadas aos jovens brasileiros.

No Amapá, o evento foi coordenado pela Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), tendo como gestora Priscila Magno. 

Na quarta-feira (26), foi realizada a recepção de gestores de todo o país para discutir políticas públicas. A quinta-feira (27) foi marcada por várias reuniões tendo como pauta a política de juventude em âmbito nacional, com destaque para os trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Amapá. Na sexta-feira (28), aconteceu um fórum no auditório da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) com a participação do secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso e da representante do programa “Pé-de-Meia” do Ministério da Educação (MEC), Alice Cavalcante. 

Na tarde de sexta-feira, o evento contou com a presença de autoridades do Estado e representantes de movimentos sociais. Foi um ato político em favor do plano com uma atividade cultural, como a feira de serviços na quadra da Ueap. 

A secretária da Juventude do Amapá, Priscila Magno, disse que o fórum é muito importante porque ajuda na construção e fortalecimento da política da juventude. “Eles também vieram com o objetivo especial de conhecer o programa Amapá Jovem, que é nosso case de sucesso. Os gestores de todo Brasil ficaram encantados com a política do Amapá Jovem, que já era referência, mas vieram conhecer como é executado”, frisou.

O secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso, relatou que veio ao Amapá para fazer a promoção da criação do Plano Nacional da Juventude, previsto no artigo 227 da Constituição federal, que foi introduzido através da Emenda Constitucional nº 65, em 2010, que também determinou a criação do estatuto pela Lei nº 2.852/2003. 

“Para tudo precisa-se de um plano, pois é o que vai determinar como serão executadas as ações para beneficiar os jovens: acesso ao mercado de trabalho de maneira qualificada; acesso à cultura, lazer, esporte, educação, enfim, mas tudo isso precisa ser determinado por um plano”, concluiu Ronald Sorriso.

Texto e Foto: Jorge Cesar