Conheça o Monumento Marco Zero do Equador, no Amapá

Como uma espécie de relógio do sol, o Monumento Marco Zero do Equador, é um dos principais atrativos de Macapá. O obelisco com 30 metros de altura, marca a passagem da linha imaginária do Equador, que divide a capital em hemisférios Norte e Sul.
No Marco Zero também é possível contemplar o Equinócio, quando dias e noites têm a mesma duração. O fenômeno acontece duas vezes ao ano, em março, quando é chamado de "Equinócio da Primavera", e em setembro, quando ocorre o "Equinócio de Outono".
A imagem do sol se alinhando perfeitamente no círculo do topo do obelisco e a projeção do raio de luz é uma das imagens mais esperadas. Neste período, o Governo do Amapá promove uma extensa programação cultural, que atrai centenas de turistas.
Inaugurado em 1987, há 37 anos ele é um dos principais símbolos históricos e turísticos amapaense, e de grande relevância geográfica. Uma das curiosidades do local é que um ovo pode ficar em pé. A brincadeira atrai os visitantes, que fazem questão de fazer o teste.
Mas há quem acredite que a curiosidade ocorre devido ao "Coriólis", uma força aparente devido à rotação da Terra, que depende da velocidade do movimento e da latitude na qual o movimento se realiza. Essa força é zero no Equador. Mito ou verdade, basta visitar o ponto turístico.
Serviço
O Monumento Marco Zero do Equador está localizado na rotatória da Rodovia Josmar Pinto (antiga JK), na Zona Sul de Macapá. Ao lado dele, tem ainda o Estádio Milton de Souza Corrêa, o estádio Zerão.
Por: Mikhael Santos / Foto: Maksuel Martins/GEA, Jorge Júnior/GEA, Glauber Tiriyó/GEA e Albenir Sousa/Arquivo