Jornal O Amapá

Geral

Combate do tráfico de pessoas em discussão no Amapá

Jornal O Amapá | 08/07/2025

Combate do tráfico de pessoas em discussão no Amapá
Ex‑agente especial norte‑americano Tim Ballard com o presidente do Tjap, Jayme Ferreira e a deputada Silvia Waiãpi
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex‑agente especial norte‑americano Tim Ballard, fundador da Operation Underground Railroad (OUR), organização global voltada ao combate do tráfico de pessoas, vai estar nesta terça-feira (8) em aldeias indígenas do Oiapoque e também conhecerá a ponte binacional que liga aquele município à Guiana Francesa. Ele verá quais os pontos de possível tráfico de crianças.

A convite do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Tim Ballard palestrou sobre o tema “Desmascarando a Escuridão: A Luta Contra o Tráfico Humano e a Pedofilia”. O momento ocorreu contou com a presença do presidente do Tjap, Jayme Ferreira; desembargador Rommel Araújo e demais juízes; do presidente e da vice-presidente da OAB-AP, Israel da Graça e Christina Rocha, respectivamente; membros do Ministério Público e da Defensoria Pública.

A iniciativa do Poder Judiciário, executada por meio da Escola Judicial do Amapá (Ejap), em parceria com a OAB, Secção Amapá, tem o propósito de reforçar o combate ao tráfico humano e à pedofilia por meio da cooperação internacional e ampliar a conscientização sobre a gravidade desses crimes e o papel do Sistema de Justiça na proteção.

“Tim Ballard trabalhou no combate à pedofilia e ao tráfico humano no mundo todo. Essa troca de experiência daquilo que ele viveu vai ser de suma importância para que aperfeiçoemos os nossos sistemas (de combate) a essa criminalidade tão arraigada e tão desumana. Nós precisamos combater as organizações criminosas de forma muito dura, muito resistente para que as nossas crianças, principalmente, tenham liberdade de vida”, relatou o Jayme Ferreira.

O presidente Israel da Graça disse que ser realidade os muitos casos de pessoas (crianças e mulheres) que não se sabe o paradeiro. “Chegou a hora de a gente se debruçar sobre esse problema, e uma das formas de resolvê-lo é trazendo essas experiências bem sucedidas, como é o caso de Tim Ballard. Inclusive somos irmãos que lutam por justiça, pois a OAB faz a sua parte. O papel do advogado é lutar por justiça. Ballard lutou de forma heroica conseguindo resgatar muitas crianças e desbaratando cartéis de tráfico humano”.  

A vice-presidente Christina Rocha ressaltou que a OAB se preocupa com a questão do tráfico humano, inclusive possui comissões temáticas relacionadas a essa pauta. “Com esse evento teremos a oportunidade de aumentar o nosso campo de visão”, concluiu.

Texto e Foto: Jorge Cesar