Jornal O Amapá

Saúde

Com inaguração para sexta-feira, 5, Centro de Radioterapia do Amapá contará com equipe oncológica especializada do Hospital de Amor

Jornal O Amapá | 03/12/2025

Com inaguração para sexta-feira, 5, Centro de Radioterapia do Amapá contará com equipe oncológica especializada do Hospital de Amor
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A equipe multidisciplinar que vai atuar no primeiro Centro de Radioterapia do Amapá está definida e cumpre a etapa final de capacitação antes do início dos atendimentos no estado. Os profissionais integram o Hospital de Amor, instituição de referência nacional em oncologia contratada pelo Governo do Amapá exclusivamente para operacionalizar o serviço, enquanto a gestão do Centro continuará sendo feita pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Nesta quarta-feira, 3, uma segunda turma de profissionais do Hospital de Amor que atuará no Centro de Radioterapia participa de mais um treinamento intensivo em Barretos (SP), voltado para a operação do acelerador linear e para o planejamento das sessões de radioterapia. A primeira turma já concluiu a capacitação no início de novembro.


Equipe de profissionais do Hospital de Amor irão atuar no primeiro Centro de Radioterapia do Amapá
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

A equipe é composta por radioterapeuta, físico médico, dosimetrista, psicólogo, assistente social, profissional de TI, enfermeiras, técnicos de enfermagem e técnicos em radiologia. Todos têm atuação consolidada no Hospital de Amor e foram selecionados para integrar o time que ficará responsável pela operacionalização do serviço no Amapá.

Os profissionais já passaram por qualificações que envolvem desde o uso dos softwares que registram todo o fluxo do paciente até o planejamento físico e médico da dose ideal de radiação. O treinamento inclui a prática de operação do acelerador linear, um dos equipamentos mais modernos disponíveis para radioterapia, garantindo segurança, precisão e abordagem humanizada desde o primeiro atendimento.


Fernando Japiassu, físico médico
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Estamos na etapa final da capacitação. É um equipamento de alta tecnologia, totalmente computadorizado e com mecatrônica de última geração. Por isso, os tecnólogos precisam dominar todos os detalhes de operação, desde o posicionamento do paciente até a entrega da dose planejada”, explicou o físico médico Fernando Japiassu.

O técnico em radioterapia e chefe da equipe, Mayck Magalhães, reforça que o foco da capacitação é assegurar um atendimento integral e acolhedor.

“A gente está muito preparado e motivado. Nosso treinamento técnico e humanizado garante um atendimento preciso e com acolhimento. Antes, muitos pacientes precisavam sair do estado; agora, poderão fazer todo o tratamento aqui, com suporte completo da equipe multidisciplinar”, destacou.

Inauguração, estrutura do centro e início da operação

A inauguração do Centro de Radioterapia do Amapá acontece na sexta-feira, 5, na Zona Norte de Macapá. A unidade representa um marco na saúde pública do estado, encerrando décadas em que pacientes oncológicos dependiam do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para ter acesso à radioterapia.

O Centro possui estrutura completa para atendimento de alta complexidade, incluindo:

  • Recepção humanizada;
  • Área de triagem e consultórios;
  • Sala de planejamento físico-médico;
  • Sala do acelerador linear;
  • Sala de recuperação integrada ao posto de enfermagem.


Os profissionais já passaram por qualificação
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

A unidade seguirá todos os protocolos da Anvisa e do Ministério da Saúde, com capacidade para realizar até 50 sessões de radioterapia por dia, atendendo cerca de 600 pacientes ao ano.

A gestão do centro será feita pela Sesa, enquanto a operacionalização incluindo corpo clínico, equipe técnica e toda rotina do equipamento será feita pelo Hospital de Amor, contratado pelo Governo do Estado.

A construção e implantação do serviço contaram com articulação do senador Davi Alcolumbre, que viabilizou recursos e a execução do projeto que permitirá ao Amapá ofertar radioterapia pela primeira vez.

Implantação do atendimento e impacto para os pacientes

Com a implantação do atendimento no estado do Amapá, os pacientes que precisam de tratamento radioterápico poderão realizá-lo integralmente dentro do estado que já oferta o tratamento de quimioterapia na Unacon, completando a linha de cuidado oncológico e fortalecendo a rede de atenção ao câncer, oferecendo mais dignidade, segurança e esperança às famílias amapaenses.