Amapá Mais Seguro: agentes da Segurança Pública integram treinamento intenso sobre direção segura e resposta rápida em viaturas
Determinação, coragem e agilidade são postas à prova pelo treinamento inédito de Direção Defensiva, Ostensiva e Evasiva que agentes da Força de Segurança Pública recebem no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá. A iniciativa é parte do programa Amapá Mais Seguro, do Governo do Estado, que busca reduzir índices de criminalidade através da integração e do aperfeiçoamento constante das equipes que atuam nas ruas.
A capacitação envolve 30 condutores de viaturas do 1º Batalhão da Polícia Militar, que recebem aulas teóricas e práticas sobre postura, técnicas de direção segura, precisa e eficiente em diferentes cenários de riscos e cuidados com as vidas no trânsito até a sexta-feira, 16, quando uma simulação real de operação tática e abordagem será realizada às 14h, para concluir o intensivo. A experiência é compartilhada por integrantes da Rotam, a 1ª CIA de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

O instrutor do curso, sargento Richard de Sousa, da Rotam/Bope
Foto: Aog Rocha/GEA
"Buscamos a melhor atuação das ruas de Macapá. Estamos especializando a nossa tropa da melhor forma possível, desenvolvendo várias atividades desde manobras de fuga até situações de tomada de curva, frenagem, os diversos tipos de ações utilizadas pelo policial no serviço do patrulhamento. Hoje é a prática, mas também tiveram instruções de conceito, de direção policial, e também legislação de trânsito", explicou o instrutor do curso, o sargento Richard de Sousa, da Rotam, que compartilha os conhecimentos adquiridos em uma capacitação que participou em São Paulo em 2025.

A experiência é compartilhada por integrantes da Rotam, a 1ª CIA de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas do Batalhão de Operações Especiais (Bope)
Foto: Aog Rocha/GEA
Com carga horária mínima de 40 horas/aula, a formação contempla ainda módulos com instruções sobre patrulhamento, perseguição, abordagens veiculares, gerenciamento de risco e procedimentos táticos, aliando teoria e prática. O curso procura reduzir acidentes, padronizar condutas operacionais e preservar vidas, fortalecendo a atuação policial e a segurança da população amapaense.

Soldado Carolina Santhiago
Foto: Aog Rocha/GEA
"O policial é sempre policial. Se houver uma situação de crime, o cidadão comum pode agir, mas o policial deve. Precisamos de condições de resolver e esse curso está sendo excelente para isso. É uma oportunidade muito grande de se profissionalizar cada vez mais e como a direção de viatura é muito diferente da direção do nosso veículo particular, tem muito mais detalhes, quesitos técnicos que a gente precisava aprimorar, que foi ensinado nessa instrução", comentou a soldado Carolina Santhiago, aluna e membro da coordenação do curso.

Inicialmente, 30 condutores de viaturas do 1º Batalhão da Polícia Militar estão no curso
Foto: Aog Rocha/GEA

Na sexta-feira, 16, uma simulação real de operação tática e abordagem será realizada às 14h, para concluir o intensivo
Foto: Aog Rocha/GEA
Iniciativa inédita

Comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel João Paulo
Foto: Aog Rocha/GEA
Antes, os policiais interessados em se especializar precisavam custear o próprio treinamento. Com a nova capacitação, organizada pela própria corporação, mais agentes poderão adquirir os conhecimentos, identificar falhas e mitigar riscos durante ocorrências.
"Agora trouxemos essa responsabilidade para o Batalhão. Nosso objetivo é que o policial tenha habilidade técnica para garantir a segurança da equipe e dos transeuntes durante abordagens e perseguições", afirmou o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel João Paulo.
Treinamento contínuo

Coordenador do curso e subcomandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Ademar Leite
Foto: Aog Rocha/GEA
O coordenador do curso e subcomandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Ademar Leite, enfatizou que o projeto foi idealizado pelos próprios militares da unidade, que mobilizaram uma logística robusta com instrutores de excelência.
"O 1º Batalhão sai na frente com essa iniciativa, mas o Comando-geral da Polícia Militar já abraçou a causa. O objetivo é estender esse treinamento para todas as unidades do estado, garantindo que todo policial militar tenha o domínio técnico necessário para proteger a vida e o patrimônio público", concluiu o major.