Jornal O Amapá

Geral

8º TCE na Comunidade alcança mais de 7 mil pessoas no município de Calçoene com diversos serviços de cidadania

Jornal O Amapá | 02/12/2025

8º TCE na Comunidade alcança mais de 7 mil pessoas no município de Calçoene com diversos serviços de cidadania
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O 8º TCE na Comunidade beneficiou mais de 7 mil pessoas do município de Calçoene. Durante o evento, houve mais de 80 atendimentos gratuitos de cidadania, saúde, empreendedorismo, educação, capacitação e escuta ativa da população. Uma  iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), o projeto contou com mais de 40 parceiros durante os 4 dias de programação.

Na sede principal e no distrito de Lourenço, as atividades iniciaram no dia 25 de novembro com atendimentos do Mais Sorriso e Super Fácil. Oficialmente, de 26 a 29, a programação seguiu com os trabalhos dos principais parceiros, como o Governo do Estado, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Calçoene.  

"Encerramos o TCE na comunidade e já estamos com saudade de todos esses trabalhos que foram realizados em Calçoene pelos nossos membros do Tribunal, servidores e por todos os nossos parceiros, porque sem eles não teríamos o TCE na na comunidade. Tenho gratidão a todos que participaram, porque além das instituições, nós tivemos pessoas que foram voluntárias. Agradeço em nome do Tribunal de Contas do Amapá, nosso sentimento é de dever cumprido”, enfatizou o presidente do TCE/AP, conselheiro Reginaldo Ennes.

A iniciativa que segue os pilares do controle social e da transferência oportunizou à comunidade serviços essenciais com médicos especializados, saúde bucal, exames e solicitação de documentos. Além disso, também houve emissão de carteiras de artesão e pescador, RG,  orientações jurídicas, educação no trânsito, atendimentos de beleza, bazar solidário, feiras de artesanato e do agricultor, e demais ações que asseguram a dignidade humana.

Este ano, a 8ª edição do TCE na Comunidade, assim como nos anteriores, também deixou legados importantes aos moradores do município, como a Praça Digital: “Conecta Cidadão”, estruturação de uma brinquedoteca e a instalação de redes de computadores feita pela equipe de informática do Tribunal.

“Saímos também daqui com muito trabalho para auxiliar e realizar, porque a partir de agora nós temos um diagnóstico do que o povo calçoenense necessita. E isso só ocorreu graças a esse projeto que, ao final desta edição, teve mais de 7 mil atendimentos. Metade do município de Calçoene, distrito de Lourenço, passou aqui pelo TCE na Comunidade. Meu agradecimento a todos os parceiros, a toda a sociedade e a todos os membros servidores que desempenharam dia e noite seu trabalho para que esse evento fosse o maior de todos os TCEs na Comunidade”, concluiu o presidente.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2025, a população estimada do município é de 11.461 pessoas, dessas, 7 mil foram impactadas significativamente com os serviços sociais gratuitos.

7ª edição em Tartarugalzinho

Na 7ª edição do TCE na Comunidade, realizada em novembro de 2024, no município de Tartarugalzinho, foram realizados mais de 7.800 atendimentos gratuitos, capacitações com 636 participantes entre gestores, estudantes e cidadãos, impactando diretamente mais de 600 famílias, além da apreciação de 331 processos na sessão itinerante, fortalecendo a transparência e a eficiência na gestão pública, ampliando a confiança da população amapaense.

Colaboração: Bianck Bastos


Assessoria de comunicação cerimonial