A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) anunciou o quarto e último ciclo do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, que aponta Macapá como uma área de baixo risco de infestação pelo mosquito. Mais de seis mil imóveis foram inspecionados por agentes de endemias, divididos em 16 regiões, com apenas duas delas classificadas como de risco médio.
O ciclo foi realizado entre os dias 17 e 27 de setembro, em 57 bairros do município, e identificou as regiões de risco médio nos bairros Pacoval, São Lázaro, Julião Ramos, Jesus de Nazaré, Central e Loteamento Pantanal.
Em maio de 2024, entre os dias 6 e 16, o segundo ciclo do levantamento havia apontado situação de médio risco na capital, com alguns bairros alcançando o alto risco. Por meio de ações coordenadas de inspeção, identificação e estratégias para garantir a eliminação total de focos do mosquito, a SMVS reverteu o cenário alarmante, reforçando o compromisso com a saúde pública e a qualidade de vida da população de Macapá.
O LIRAa é uma metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde para identificar regiões com maior concentração e incidência de focos do mosquito Aedes aegypti, além de indicar os principais tipos de criadouros.
O secretário municipal de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues, explica que o levantamento fornece direcionamentos essenciais para o desenvolvimento de ações prioritárias.
“Agora, intensificaremos as atividades nas áreas consideradas de médio risco, evitando o adoecimento da população e garantindo que, em breve, possamos estar livres dessas infestações”, complementa.
Por Matheus Gomes/ Foto: arquivo/PMM